A origem do Movimento Wesleyano

O movimento Wesleyano tem o seu centro na verdade Bíblica com respeito à doutrina e experiência de santidade, que declara que a reconciliação em Cristo provê não somente a regeneração dos pecadores, mas a inteira santificação dos crentes. O reavivamento destas verdades Bíblicas com relação à perfeição cristã e a santidade Bíblica ocorreram sob a liderança de João Wesley no século XVIII, e continua de várias maneiras até o presente.
Tendo sido criado em um lar piedoso, João Wesley dedicou-se a buscar a Deus desde a mais tenra idade. Enquanto estudava na Universidade de Oxford, junto com o seu irmão Carlos e mais alguns outros estudantes de pensamento sério, ele buscou metodicamente a santidade através de estudos sistemáticos da Bíblia, oração, boas obras, exame pessoal intensivo, e abnegação. O grupo ganhou os apelidos de “Clube de Santidade” e de “Metodistas”, mas Wesley não obteve a certeza de salvação. Tendo se formado em Oxford, e tendo sido ordenado como ministro na igreja do estado, ele intensificou a sua busca da paz através do legalismo e autodisciplina. A mudança ocorreu em uma reunião de oração à Rua Aldersgate, na cidade de Londres, em 24 de maio de 1738, quando ele percebeu o caminho da fé e sentiu o seu coração “estranhamente aquentado” pelo novo nascimento. Enquanto prosseguiu até a experiência da inteira santificação, ele compartilhou com outros o seu testemunho e ensino, e um despertamento espiritual espalhou-se pelas Ilhas Britânicas, chegando até a América.
Não era o propósito de Wesley fundar uma igreja. Mas o despertamento levou a origem espontânea das “sociedades” que se tornaram em o movimento Metodista. Perto do fim de 1739, vieram a Wesley, em Londres, oito ou dez pessoas que pareciam estar profundamente convencidas do pecado e sinceramente ansiando pela redenção. Desejaram, como também mais duas ou três pessoas no próximo dia, que ele passasse algum tempo com elas em oração, e lhes aconselhasse como fugir da ira vindoura, a qual pesava continuamente sobre as suas cabeças. Foi marcado um dia quando todos podiam reunir-se, o que de lá para frente fizeram toda semana, às quintas-feiras, à noite. Para estas pessoas, e tantas quantas desejaram juntar-se a elas (pois o seu número aumentava diariamente), ele deu aqueles conselhos que julgou os mais necessários para elas, e sempre concluíam a sua reunião com oração. Os Compromissos de Membrasia encontrados neste Manual (260-268) representam em forma revista aqueles que Wesley deu aos membros das sociedades para capacitá-los a provar a sinceridade do seu propósito e a guiá-los no viver santo.
O movimento espalhou-se até à América pela emigração de Metodistas, que, em 1766, começaram a organizar as “classes” e “sociedades” Metodistas nas colônias. Em dezembro de 1784, a Igreja Metodista Episcopal foi organizada na Conferência Natalina na cidade de Baltimore, estado de Maryland. A nova igreja cresceu milagrosamente, especialmente na fronteira, e rapidamente passou a ser uma das maiores forças religiosas na nova nação.

A Igreja Wesleyana no Brasil

 Na Conferência Geral de junho de 1958, a Igreja Peregrina de Santidade decidiu abrir um trabalho missionário no norte do Brasil.  Seguindo esta decisão, o Departamento Geral de Missões Mundiais mandou o primeiro casal missionário para o Brasil em setembro de 1959.  Depois de completar um ano de estudos da língua portuguesa em Campinas, estado de São Paulo, mudou-se para Manaus, estado do Amazonas, com o propósito de registrar a nova missão junto ao governo e de iniciar o trabalho de evangelização.  A Missão Evangélica dos Peregrinos do Brasil foi registrada junto ao governo do estado do Amazonas em junho de 1961.

Um segundo casal missionário chegou ao Brasil em setembro de 1960, e depois de completar o curso de Português, juntou-se aos outros em Manaus.  Até 1994 oito famílias Americanas já tinham servido  como missionários, que, tendo levantado uma igreja nacional, agora trabalham ao lado dela na implantação de novas congregações, na evangelização, e na educação teológica.

Como resultado da fusão em 1968 da Igreja Peregrina de Santidade com a Igreja Metodista Wesleyana da América, a Missão Evangélica dos Peregrinos do Brasil mudou oficialmente o seu nome para  Missão dos Wesleyanos do Brasil em 20 de fevereiro de 1970.

Trabalhos evangelísticos e de implantação de igrejas foram  realizados em várias localidades da crescente cidade de Manaus, estado do Amazonas.  A primeira igreja a ser organizada foi no bairro de Petrópolis em 1962.  Desde então igrejas têm sido estabelecidas em diversas partes de Manaus.  A primeira igreja estabelecida no interior do estado do Amazonas foi na vila de Itapeaçu, município de Urucurituba, em dezembro de 1974.  No mês de novembro de 1975 realizou-se a Primeira Assembléia Distrital da Igreja Evangélica Wesleyana na cidade de Manaus, estado do Amazonas.  Em 14 de abril de 1983 foram publicados os estatutos da Igreja Evangélica Wesleyana do Distrito do Amazonas, assim criando oficialmente a Igreja Evangélica Wesleyana no Brasil.  

Por causa da convicção dos missionários da alta importância do desenvolvimento de liderança brasileira na igreja, foi instituído em Manaus em Março de 1967 o Instituto Bíblico Peregrino.  Com a mudança do nome da denominação em 1968, o Instituto recebeu o nome de Instituto Bíblico Wesleyano, que foi mais tarde modificado para Seminário Evangélico Wesleyano.  O primeiro pastor brasileiro foi formado pelo instituto em maio de 1972.  Desde então o Seminário Evangélico Wesleyano continua formando pastores e preparando obreiros para o avanço da Igreja Evangélica Wesleyana.

Depois de uma pesquisa cobrindo várias cidades, foi decidido abrir um novo trabalho na cidade de Fortaleza, estado do Ceará.  Conseqüentemente, em 1981, com os mútuos esforços da missão e da igreja nacional, o trabalho foi iniciado no Conjunto Palmeiras em Fortaleza.  Até 1994 um total de quatro igrejas foi estabelecido, e um seminário iniciado.  A Missão dos Wesleyanos do Brasil no Ceará foi oficialmente registrada em Fortaleza em 27 de junho de 1989, e o Distrito Pioneiro do Ceará em 30 de junho de 1989.

A Igreja Evangélica Wesleyana, junto com a Missão dos Wesleyanos, têm a visão de propagar o Evangelho de Cristo com ênfase na vida santificada, treinar pastores e lideres e estabelecer igrejas em todas as partes do Brasil aonde o Senhor lhe enviar.

 

 

** *G A L E R I A * **

Créditos: Ir.Alysson (Glória) – Facebook: Wesleyana das antigas