Violência em Manipur aumenta ameaça aos cristãos indianos

Wesleyanos estão enfrentando agressão e destruição de igrejas e lares na busca de Meitei pelo status tribal.
HEATHER AUKER | 5 DE MAIO DE 2023 | NOTÍCIAS GLOBAIS

No início desta semana, uma grande crise desencadeou-se em Manipur, na Índia, e continua a crescer, marcando sérias preocupações entre a igreja cristã. Em meio à violência nesta área, que mantém uma forte presença da Igreja Wesleyana, várias igrejas e casas cristãs foram queimadas.

Desde que a violência entrou em vigor, o exército indiano assumiu o controle e desligou a internet, então os líderes da Igreja Wesleyana na Índia não têm certeza da extensão do que está acontecendo.

A luta ocorrendo principalmente entre os Meiteis (que são predominantemente hindus e não tribais) e o povo Hill (que são tribais e predominantemente cristãos). Houve uma série de convertidos ao cristianismo entre os Meiteis.

Na manhã de sexta-feira, nenhuma morte wesleyana foi relatada, embora duas casas wesleyanas tenham sido queimadas. Várias outras igrejas localizadas em Imphal também foram queimadas. Com base em um relatório do superintendente do distrito de Mizoram (um estado vizinho de Manipur), 29 igrejas foram atacadas, saqueadas ou queimadas na área de Imphal e Moirang.

Um missionário da Global Partners localizado no sul da Ásia pediu oração pelo seguinte:

Ore para que a paz retorne à área.
Ore para que ambos os lados deste conflito busquem a reconciliação. Superficialmente, parece uma questão política, mas também é uma questão religiosa. Na Índia, política e religião muitas vezes se sobrepõem.
Ore por segurança e provisão para aqueles que tiveram que fugir para salvar suas vidas.
Ore pelo Exército Indiano quando eles foram enviados para lidar com a violência. Ore por sua segurança, bem como sabedoria em uma situação tão tensa.
Por favor, junte-se a nós em oração urgente pela segurança de nossos irmãos e irmãs cristãos e pelo fim da terrível violência.

Para obter informações mais detalhadas, consulte esses recursos e fique atento para mais informações da Igreja Wesleyana em Wesleyan.org e Parceiros Globais :

Heather Auker é a supervisora de comunicação da Global Partners.